sábado, 29 de agosto de 2009

Para os arquitetos que pretendem imigrar

Bom, muitos arquitetos estão imigrando para o Canada de varias partes do mundo. E muitos arquitetos brasileiros tb entram em contato comigo querendo saber como é a questão da profissão por aqui. Bom, o que posso dizer até agora é que não é facil. Mesmo para ser desenhista aqui o mercado anda dificil. Bom, eu to tento encontro com uma conselheira que me ajuda a fazer o meu curriculum modelo canadense e me preparar para entrevistas. Ela me aconselhou a fazer mil coisas ao mesmo tempo. Uma delas é ficar por dentro do Ontario Building Code (Codigo de obras de ontario). Outra coisa é que estudar para obter a certificação do LEEDs ( Leadership in Energy and Environment Designs). O Canada anda se preocupando muito com o gasto de energia já que é um dos maiores do mundo. Considerando que o uso de aquecimento é muito grande e no verão o uso de arcondicionado tb é. Então eles estão cada vez mais buscando o uso de tecnologias autosustentaveis. O que eles chamam aqui de "Green Building". Bom, para se tornar arquiteto regulamentado pela ordem por aqui, vc tem que mandar um monte de documentos para um orgão que faz a avaliação. O CACB (Canadian Architectural Certification Board) ou CCCA(Conseil Canadian de Certification en Architecture) para aqueles que vão fazer pelo Quebec. Esse órgão so faz uma avaliação do que vc vai precisar fazer de materias a mais e de estagio a mais. Mas tem um detalhe...só para essa avaliaçãozinha eles cobram mais de $1,300.00. Fora que vc tem que traduzir todas as suas ementas com tradutor certificado. Não são algumas não, são todas mesmo!! Bom, eu ainda penso em fazer isso futuramente! Agora agora eu vou fazer uma pos-graduação de Construction Management no George Brown College. Pq é uma area que me interesso e é uma instituição muito reconhecida por aqui. Caminhos tortuosos para adquirir algum reconhecimento por aqui é procurar cursos em Colleges (tipo George Brown ou Seneca) que tem algum reconhecimento e o seu curriculo fica mais "canadense". Bom, outra coisa que vou fazer e também indico é trabalho voluntário. Experiencia canadense conta muito no curriculum e essa é uma boa forma de adquirir. para aqueles da area de arquitetura. Tem uma organização sem fins lucrativos que se chama Habitat for Humanity. Eles constroem casas para pessoas de baixa renda. Segunda feira vou trabalhar num canteiro de obras deles como peona mesmo...kkkkk. Não há nada melhor para aprender o sistema construtivo daqui do que ir para o canteiro de obras. Segunda feira conto como é que foi essa empreitada. Acho que eles vão me dispensar e dizer que nem pra voluntária eu sirvo!!kkkkk


4 comentários:

:= disse...

Eu tinha ouvido dizer (ha uns 2 anos) que o emrcado para arquitetos era bom aqui em Ontario,a te encorajei minha irma a aplicar para o processo, mas ela se formou e foi trabalahr em uma fabrica no Japao logo em seguida, totalmente fora da area dela. retornou ao Brasil em janeiro, mas nao tem a minima possibilidade de voltar para a area.
Boa sorte e continue fazendo updates sobre a sua profissao aqui no blog.
Bjs

Jessy Porfírio disse...

Oiii!!
Sou Jessica tenho 24 anos, sou estudante de arquitetura estou no terceiro período e quero muito imigrar. Meu dilema seria... Terminar a graduação e imigrar (mas fico com medo de perder pontos por causa da idade, estarei bem mais velha quando acabar o curso) ou terminar a graduação em alguma universidade Canadense (isso é fácil ou difícil?) Você poderia me ajudar dando sua opinião? obrigada.

Unknown disse...

Olá Jane!
Muito bom seu post! Me auxiliou muito!
Sou arquiteta também e estou pensando em ir ao Canadá com meu namorado. A princípio queremos ficar apenas um período de 2 anos para estudar. Você indica algum curso ou alguma coisa que irá acrescentar no meu currículo ao voltar para o Brasil? Posssuo inglês fluente e francês intermediário então queria fazer um curso na área de arquiteura mesmo!
Obrigada!
Um abraço,
Gabriela

Macuxi viajante disse...

Ola Jane,
Eu sou arquiteta e urbanista recém formada. Vou passar o mes de setembro estudando ingles em Toronto, e gostaria de saber como faço para conseguir um trabalho na área? Mesmo sendo voluntario, eu quero aprender ainda mais! Me interessei pelo Habitat for humanity, como é isso?