sábado, 24 de abril de 2010

Um dia de babysitter

Quinta-feira a noite um vizinho aqui do nosso andar bateu na nossa porta com as suas duas filhinhas pequenas. Nós já tinhamos conversado algumas vezes no corredor ou no elevador. Bruno encontra ele com mais frequencia na hora que esta indo para o trabalho. É uma família da Albania que imigrou para o Canadá. Mas na quinta-feira o Leo (o vizinho) bateu na nossa porta desesperado. Era de noite e ele foi chamado para uma reunião de ultima hora. A mulher dele estava ainda no trabalho e ia voltar tarde e ele não tinha com quem deixar as filhinhas Olivia e Violeta. Elas devem ter em torno de 3 e 6 anos. La vai Jane ser baba por 1h. O pior é que eu amei!! Também as meninas são super comportadas e estavam treinadinhas. A maior toda cuidadosa com a pequena, sabia tudo! A hora de dar a mamadeira de suco, de leite.Eu so tinha que seguir suas ordens! hahahahahhah. Mas o fato é que eu fiquei imaginando que esse é um problema comum aqui no Canadá. Primeiro que a criança so entra de fato na escola (que é pública) aos 6 anos. Antes disso ou agente paga Daycare (que é uma facada) ou agente para de trabalhar (o que muito das mães fazem). Porque no final você trabalha para pagar o Daycare ou você mesmo cuida do seu filho. Mas ao mesmo tempo ficar 6 anos fora do mercado de trabalho e praticamente assassinar a sua carreira. É de fato uma decisão muito difícil para a mulher. Mas o fato é que de vez em quando você vai se deparar com situações como essa de não ter onde deixar os filhos quando acontecem imprevistos desse tipo. E como tem muita familia de imigrantes como nós que não tem família por perto para nos ajudar, o jeito é fazer amizade com um vizinho e fazer o que eles fizeram. Inclusive eles até fizeram questão de pagar. eu não queria aceitar, mas entendi a situação deles. Se eu não aceitasse, eles não se sentiriam no direito de pedir novamente. E eu não vou ter a oportunidade de ir treinando!!hahahahahah

4 comentários:

Unknown disse...

Jane, e aquela história do Governo pagar 700 dólares para colocar os filhos na creche? É só em Québec? Realmente, dificulta um pouco as coisas, esta situação. Dá para entender por que muitas mulheres abrem mão da maternidade, por aí.
Beijos!

Paloma Dias disse...

Achei graça do termo "treinadinhas", por pouco não saiu "adestradas", né? Rsrsrs. Quero saber o que Bruno achou dessa história de treino...

Janinha disse...

hahahahaha...nao foi a minha intensao! Eu falei no sentido treinadas, pois elas deve passar muitas horas do dia em lugares diferentes com companhias diferentes. Escola, creche...etc.
Bruno achou otimo! nao fez nada e ainda ganhou dinheiro...hahaha

Carol Eysen disse...

Treinando pra ser mamãe?? haha =* saudades !