quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Consegui emprego!!

Bom, no domingo eu recebi um e-mail de um dos arquitetos que eu tinha mandado o meu curriculum. Ele dizia que a vaga que eu estava aplicando era para alguem que tivesse acabado de sair da faculdade. Mas que de qualquer forma ele ia levar em consideração o meu curriculum, porém gostaria de saber qual era a minha pretenção salarial e a minha disponibilidade. Então eu respondi que no momento o salario não era a minha maior preocupação, já que eu nao tinha experiencia canadense e que inclusive estava disposta a ser voluntaria. Algumas horas depois eu e o Bruno estavamos nos arrumando para ir no cinema, quando percebi que tinha uma ligação perdida no meu celular e uma mensagem de voz. Era o arquiteto perguntando se eu tinha disponibilidade para uma entrevista na segunda-feira.

Quando ouvi a mensagem meu coração disparou. Eu não sabia o que fazer! Não sabia se eu começava a estudar para as perguntas que ele poderia me fazer, se eu pesquisava mais sobre a empresa dele, se eu so relaxava. Tinha que ligar para ele de volta, mas não sabia se ele ia querer fazer perguntas pelo telefone. Estava com o telefone na mão para retornar a ligação quando Bruno me segurou e disse: "Nesse estado você não vai ligar para ninguém!".kkkkkkk. Então sentamos no sofá e eu comecei a respirar fundo. Quando eu já estava mais calma, eu liguei de volta para o arquiteto e como ele não atendeu, eu deixei mensagem na caixa dele confirmando que eu iria para a entrevista no dia seguinte. Umas 9h da noite ele me ligou de volta confirmando tudo para o dia seguinte. Nem conseguia comer de tanta ansiedade!

Na segunda de manhã eu fui malhar com a Giovana e isso me ajudou muito! Conversando ela falou que uma vez o Toni Ramos em uma de suas entrevistas disse que quando ele tinha que se apresentar e ser avaliado por um juri, ele imaginava todo o juri sentado no banheiro fazendo cocô. Que por mais que a pessoa tenha poder, naquelas horas ela era igual a todo mundo! kkkk. POR FAVOR, NÃO ME INTERPRETEM MAL! EU NÃO IMAGINEI NINGUÉM FAZENDO COCÔ! Mas eu comecei a encarar tudo com mais tranquilade e que o máximo que iria acontecer era eu não ser contratada. Mas pelo menos teria oportunidade de praticar na minha primeira entrevista e ficar mais segura para as próximas que se seguiriam.

Cheguei uns 30 min mais cedo na entrevista e o arquiteto ainda não tinha chegado. Então fiquei esperando na sala de reunião. O escritório é uma casa de 2 andares. No andar de baixo tem a sala do arquiteto, a recepção, um banheiro e seguindo em frente tem a sala de reunião que teoricamente seria a cozinha. Mas é tudo bem ajeitadinho. No fundo tem uma pequena copa com uma maquina de xerox. Subindo as escadas tem o lugar onde ficam os desenhistas. Tem 2 desenhistas. Ai é uma sala ampla com 3 computadores e varias mesas. Também tem um banheiro e no fundo uma copa maior com uma mesa. O pessoal deve almoçar ali. Bom, lógico que eu não sai vasculhando o escritorio antes da entrevista, fiquei conhecendo o espaço no final num tour que o arquiteto se dispos a fazer comigo. A entrevista foi muito tranquila! O arquiteto é chinês (ou descendente pq o inglês dele é muito bom - parece canadense mesmo) e como ele sabia que eu não tinha experiencia no Canada, ele me perguntou o que eu fazia no meu ultimo trabalho no Brasil. Eu entao mostrei meu Portfolio e fui descrevendo tudo o que eu fazia. Falei que o metodo construtivo era diferente do daqui, mas que eu ja estava estudando o metodo daqui e achava que não seria dificil aprender a desenhar. Ele inclusive perguntou pq eu imigrei e na nossa conversa eu acabei sabendo que o sogro dele morou no brasil por mais de 8 anos. Quando ele me perguntou quanto eu gostaria de ganhar, eu mais uma vez falei que poderia ser voluntaria e ele disse que nao acreditava em trabalho voluntario. Que uma vez que eu tivesse trabalhando, que eu iria receber por isso. O mais engraçado foi no final da entrevista quando ele perguntou quantas entrevistas eu já tinha tido antes dessa. Foi muito engraçada a cara que ele fez quando eu respondi que essa tinha sido a minha primeira entrevista no Canada. :) Ele disse que gostaria de terminar todas as entrevistas que ele havia marcado e que entraria em contato comigo em 2 dias.

Dois dias depois ele me ligou dizendo que havia terminado todas as entrevistas e que ele gostaria de me oferecer a vaga! Me explicou como seria todo o processo e eu tentei prestar atençao o máximo possível tentando conter a minha felicidade. Nem preciso dizer que quando desliguei o telefone os vizinhos devem ter ficado p... da vida com o grito que eu dei!

8 comentários:

Anônimo disse...

O teu futuro chefe tem um sogro que mora no Brasil, é? E que lê português, é? Ai se ele descobre que você imaginou ele no trono fazendo cocô... hahahaha!
Jane, meus parabéns!!! Muita sorte no novo trabalho!
Ulisses e Renata.

Janinha disse...

kkkkk.mas eu nao imaginei nao! quem imagina essas coisas é o tony ramos! :P.

Unknown disse...

Jane!!!!!
Nem acreditei quando o Ulisses me contou!!! Parabéns! Mil parabéns! Tô torcendo para que tudo dê certo, e o trabalho seja muito legal (e rentável!). Que legal a postura dele de sustentar a posição sobre trabalho voluntário, né? Se fosse no Brasil, eles cobrariam para você trabalhar lá, hehehe...
Me conta depois como foi, quais foram as suas impressões? Estou morrendo de curiosidade, guria!
Beijão e boa sorte!
Renata.

Georgiana disse...

Parabéns, Jane! Recentemente descobri o seu blog e fiquei muito feliz com essa notícia! Muito sucesso pra vc! Bonne chance!!

Janinha disse...

Valeu gente!! To meio apavorada com os meus primeiros dias de trabalho mas é isso aí! Vamos em frente!

Eliana Lima disse...

Uhuuuuuuu, parabens!!! Eu sabia que não demoraria muito pra vc conseguir um trabalho! Boa sorte e sucesso na sua mais nova carreira internacional! Tinha um tempão que eu não entrava no seu blog e foi ótimo ver essa notícia hj. Tb tô trabalhando aqui, por isso dei uma sumida do msn. Depois a gente conversa. Beijos

Carol Eysen disse...

Minha chefinhaa !!kkkk Parabenss !! Nossa tinha tempo que nao vinha aqui e adorei A noticia !!De verdade, saiba que fiquei suuuper feliz por vc! Eu bem sei que vc é merecedora disso ;) To c saudades já de minha chefinha por aqui ! Se cuidaa !! Beijao !

Unknown disse...

Bruno e Jane,
Primeiramente parabéns pelas consquistas de vocês. Me chamo Matheus ,sou brasileiro, arquiteto e estou imigrando juntamente com minha esposa, Rachel , para Montréal próximo ano. Minha esposa é enfermeira, logo, não terá problemas, a princípio, para conseguir emprego, mas eu.... gostaria de tirar algumas dúvidas como: estas trabalhando como técnica , desenhista? você se inscreveu na ordem dos arquitetos? Gostaia de receber mais detalhes sobre esse assunto. Ficarei muito grato pela ajuda. Estou pensando em fazer mestrado quando chegar aí. Isso é mais fácil ou não? Faz diferença para conseguir emprego? Penso também se algo não der certo para nós aí, o mestrado seria um diferencial aqui no brasil. O que achas disso quanto ao mercado de trabalho para nós imigrantes? Tá bom para começar a aperriar vocês com tantas perguntas. Abraços,
Matheus e rachel